Em 2024 o Cantinho Feliz e o CEPABB iniciaram um projeto visando mostrar a cultura das regiões brasileiras em sua festa junina. A intenção é a cada ano homenagearem uma região, porque segundo a direção, a cultura do povo brasileiro é muito grande para ser apresentada em uma única noite. Em 2024 foi à vez da Região Nordeste e este ano foi à vez dos alunos, pais, familiares e equipe viajarem para a Região Norte.
A festa junina, com suas raízes em celebrações europeias, foi adaptada no Brasil e cada região contribuiu com suas próprias características. No caso da região Norte, o Festival de Parintins, com a disputa entre os bois Garantido e Caprichoso, é um dos principais elementos culturais que inspiram as escolas.
No último final de semana do mês de junho acontece em Parintins, uma cidade no interior do Amazonas, o Festival Folclórico de Parintins, uma grande festa popular que apresenta a disputa de dois bois, o Garantido e o Caprichoso. Coincidência ou não, teve início na sexta-feira, 27/06, mesmo dia do Juninão realizado no CEPABB.
Ao homenagear a região Norte, o Cantinho e o CEPABB valorizaram através da decoração, danças típicas, cores e músicas a diversidade cultural brasileira, apresentando aos alunos e participantes um pouco mais da riqueza cultural do país, promovendo o aprendizado e a valorização das raízes culturais de cada região. A todo foram 14 apresentações com inclusão, fortalecendo a diversidade, o respeito às diferenças e a ancestralidade.
A diretora Leila de Araújo Alvares, agradeceu a equipe pelo empenho, estudos realizados para a realização das danças e dedicação, também mostrou a sua gratidão aos pais, alunos e a todos os participantes, que tornaram a noite em um show de cultura e beleza. “Quando a comunidade escolar é unida, tendo como o único objetivo fazer o melhor por nossos alunos, o resultado é nota 10!”, afirmou.
Leila finaliza deixando no ar uma pergunta: “Qual será a Região homenageada em 2026?











