Cidade Saúde

Sistema de Sáude à beira do colapso; Casos de Covid crescem e ameaçam Borborema

Nas últimas semanas, os casos de Covid-19 em Borborema têm aumentado significativamente. Em cerca de 10 dias, os casos ativos subiram cerca de 180%. Com o aumento, mais casos graves surgiram e, em consequência disso, o Hospital São Sebastião chegou ao seu limite de operação contra o Covid. Hoje a entidade está operando em 110% da capacidade de leitos de Covid ocupadas. Não há mais leitos disponíveis. O JT procurou a Secretaria de Saúde para saber mais sobre a situação.
De acordo com a Secretaria, os dados apontam um aumento dos casos especificamente após o dia dos pais. O afrouxamento dos cuidados necessários para contenção da doença, como utilização de máscaras em todos os locais, a limpeza constante com álcool gel 70% e as aglomerações que têm acontecido com certa frequência, são os principais responsáveis pelo aumento.
A Vigilância Epidemiológica acreditava que o pico se daria mês passado, e, após isso, passaria por uma declinação. O pico, porém, veio agora em agosto, e não há qualquer indicativo de baixa. Na verdade, os casos estão aumentando sem controle. A população, por conta da flexibilização de alguns serviços, não tem seguido as leis de contenção.
O Hospital São Sebastião está, no momento, operando com 110% de sua capacidade para o Covid-19. Isso já demonstra que nosso sistema de saúde está a um passo do colapso. UTI’s da região, como Ibitinga e Américo Brasiliense, também estão operando no máximo e não estão podendo receber novos pacientes. Há crianças de 35 dias até idosos de 95 anos contaminadas com Covid. A preocupação agora é que um caso mais grave chegue ao Pronto Socorro e venha à óbito pelo simples fato de não haver condições básicas para atendimento do caso. Um estudo está sendo feito para convênio com o hospital de campanha de Araraquara, para que alguns pacientes possam ser encaminhados para lá, caso seja necessário.
De acordo com a vigilância epidemiológica, estão sendo enviados cerca de 15 exames por dia. São números triplicados do que vinha acontecendo há meses atrás. O cenário é problemático e, se não houver respeito às medidas de distanciamento e uso de máscaras, ele pode piorar. É uma realidade sombria que pode estar à frente de nossa cidade. Se tudo isso já não fosse suficiente, os responsáveis pela Saúde de Borborema e região estão prevendo uma escassez de remédios necessários para a intubação de pacientes.
A Prefeitura deverá intensificar, nesta semana, a fiscalização e sansões em casos de descumprimento dos decretos de combate ao coronavírus. O momento crítico deixou a todos em estado de alerta e as entidades responsáveis vão aumentar a rigidez da fiscalização como uma das medidas para que a curva de casos comece a declinar.
Por tudo isso, o JT pede que todas as pessoas tenham responsabilidade com a sociedade e com seus familiares. Se protejam, evitem aglomerações e continuem realizando as medidas de distanciamento com máscaras e uso do álcool em gel. Se o sistema de saúde entrar em colapso, vidas podem ser perdidas. E ninguém quer isso.

Boletim do dia 16 de agosto e do dia 25 de agosto. Nove dias com um aumento de 252% dos casos ativos.