Adultização
Esse termo ganhou repercussão somente agora. Resumindo, é uma forma de tornarem adultos crianças precocemente, impondo-lhes responsabilidade, comportamentos, hábitos e conteúdos típicos do mundo adulto. Sempre abominei criança imitando adultos, especialmente em TVs. Detesto programas como The Voice Kids, onde as crianças apoiadas pelos pais se apresentam imitando cantores e artistas adultos. Perde-se a inocência e pureza da infância. A bolha estourou com prisão de dois indivíduos que exploravam crianças e adolescentes até em programas com teor erótico. O tal Hytalo Santos preso em São Paulo, mostrou que a molecada participava até de reality shows. Este tipo de programa derrete o cérebro até de adulto – se é que o tem aquele que participa – imagine o de uma criança. Vem logo uma lei para inibir e proteger a criançada. E os pais que trabalhem mais para sustentarem seus filhos com dignidade para não submetê-los a vexames e abusos.
Até que enfim
As autoridades resolveram partir daquilo que para quem é da área resolve boa parte da criminalidade. Ao invés de atirar e matar bandidos – pois para cada morto surgem três – foi na jugular do crime organizado, qual seja suas “finanças”. Uma bem-sucedida operação desmantelou parte da quadrilha e descobriu impressionantes valores que organização criminosa arrecadava com seus esquemas de branqueamento de dinheiro. As polícias e os ministérios públicos federal e paulista descobriram que a Orcrim atuava em boa parte da cadeia produtiva de açúcar e álcool, incluindo usinas, distribuidores, transportadoras, fabricação, refino, armazenagem, rede de postos de combustíveis e conveniências. O MP descobriu que mais de 2.500 postos de combustíveis do nosso estado atuavam nesse esquema, ou seja, 30% do setor. Alguns cabeças foram presos, mas não pode parar mais a operação senão voltam com tudo. Desta vez sem críticas, e sim parabéns às autoridades!!!
Confusão a vista
Começa semana que vem o julgamento de um ex-presidente da república e mais um punhado de gente. Acho que serão todos condenados por tudo que vi do processo mais as provas. Mas como estamos em um país polarizado com 51% a 49% do atual contra o ex, acredito que certamente alguma coisa vai ocorrer de ruim. O engraçado é que o ex está preso em sua mansão em Brasília tomando sol na piscina e louvando com fervor com sua imaculada esposa. Diga-se que a casa está cercada por policiais. Só não atentaram para uma coisa: ninguém vigia o céu e de lá em questão de minutos em helicóptero recolhe o passageiro facilmente.
INSS
Sempre disse que não há rombo no INSS. O que há houve e sempre haverá é roubalheira. Não acontecerá nada, mesmo porque tanto na situação como na oposição tem gente graúda atolada até o pescoço com os desvios.
Saudades de Francisco
Em minha última coluna critiquei um padre que desrespeitou a memória de Preta Gil ao dizer, no sermão, porque os orixás não a livraram da morte, em claro desrespeito à fé de matriz africana. Mas já está respondendo a processo. E não é que um outro padre, agora no Leblon, o bairro mais rico do Rio de Janeiro, insultou uma bebê recém-nascida e sua família ao não dizer seu nome na pia batismal, pois seu nome era proibido de se dizer, segundo ele pelo direito canônico. O nome da menina: Yaminah – nome lindo – e seus pais são negros. Fui ler o Código Canônico e não encontrei esse nome ou algo parecido. Então é puro preconceito e intolerância religiosa. Alguns não gostaram da primeira crítica – que as mantenho – e agora não vão gostar também. O da batina chamou a avó e disse que não mencionaria o nome da bebê. Absurdo. O tal vai responder a inquérito que espero que prospere e seja condenado. Coincidência ou não, esses começam a ocorrer depois da morte do Papa. Por essas e outras coisas a Igreja de Roma tem perdido tantos fiéis.
As tais Oss
Algum tempo atrás fiz uma crítica a essas Oss que atuam em área de saúde. E não é que em Catanduva o Gaeco prendeu o Presidente do Hospital e OS Mahatma Gandhi por malversação de dinheiro público. A entidade tem convênio com dezenas de municípios de nosso estado. Em Bauru, administra 6 upas. Essas empresas, não todas, claro, existem porque os municípios para fugirem de suas responsabilidades e não cumprirem o preceito constitucional de oferecer saúde ao contribuinte, amparados por uma legislação esdrúxula, contratam e terceirizam a saúde, pagando valor irrisório que o governo federal via sus repassa. As empresas, por sua vez, contratam funcionários a preço de feira livre e o serviço, ó, dane-se. Esse que é o chamado custo Brasil!!!!
E por falar
Em Bauru, dou uma dica a político sem mandato: fique amigo da prefeita de lá e ganhe um cargo de assessoria. Agora foi o ex-prefeito de Lençóis Paulista que, pela sua “enorme” competência, tornou-se secretário de primeiro escalão na cidade. Ah, a mãe da alcaide é secretária de promoção social e o marido chefe de gabinete. O duro é que a lei permite. Mas lembrem-se: nem toda lei é ética!
OAB
Li mais uma vez em uma publicação de um deputado criticando a OAB que obriga o bacharel em direito a realizar o exame da Ordem. Vou discordar do demagogo e populista parlamentar. Apesar de que tem no Congresso inúmeros projetos para acabar com a avaliação. Acredito que uma hora passe. Pois bem, digo-lhes que no último exame, dos mais de 100 mil inscritos, apenas 24 por cento passaram no exame. Número expressivo de reprovados, não acham? Como professor por quase 20 anos nesse segmento, posso lhes dizer que tenho ex-alunos juízes, promotores, delegados, advogados e outras carreiras. Mas também tenho ex-alunos que jamais conseguiram tirar a carteira e se viram por aí em trabalhos menos valorizados. Os professores eram os mesmos, as faculdades as mesmas, o currículo também. E mais, é um exame de tão fácil não teria coragem de aplicar a meus alunos. Minha filha passou nesse exame no penúltimo ano da faculdade. Verdade é que os caras vão para faculdade para pegar o diploma e não estudam. Até aí é fácil, pois se no meu tempo tinha segunda época, hoje tem sexta época. Só não passa quem não quer, e outra, que competência e credibilidade tem o profissional que sequer passa no exame da Ordem?
Futebol
E o clube da região, o Novorizontino, outra vez demitiu seu técnico. E como sempre faz, trocou seis por meia dúzia. Na verdade, quem deveria sair não sai nem a pau, Juvenal!
Jaguar
Morreu Sérgio de Magalhães Gomes Jaguaribe, o popular Jaguar, o maior cartunista brasileiro. Dentre outras atividades fundou o jornal O Pasquim que pentelhou os milicos ditadores até ser fechado definitivamente, mas enquanto funcionou enganou heroicamente os pouco cérebro dos fardados. Fará companhia no céu com Henfil, Ziraldo e tantos e por lá sempre ninguém deixará de dar risada!
“Eu bebia porque gostava de ficar bêbado. O grande problema é que eu posso beber o quanto quiser que não fico bêbado.”
Por: Dr. Renato Magri