Política

Ponto Fora da Curva

Quer ser ministro caro leitor?
Opa. Preencha então tem 2 requisitos obrigatórios: ser milico ou pastor. Agora se você tem como predicados e virtudes a competência, inteligência, qualificação profissional, vida acadêmica, deixa pra lá. Padre, Babalorixa, Kardecista ou Monge Tibetano nem pensar! Nem filósofos e professores.

Curiosidade.
Bauru, minha cidade natal, tem agora 3 “espetaculares” ministros neste governo: um astronauta – esse não voltou do espaço ainda, o Ministro da Justiça e o novo Ministro da Educação., aquele a quem a dor imposta educa a criança. Em nome dos bauruenses perdoem-me.

Classe média.
Recebi, porque deixo meu e-mail aqui, algumas objeções de leitores – educadas por sinal – discordando de minhas ideias sobre a classe média. Respeito-as com humildade antes de tudo porque amo o debate. Mas como todo Juiz que soberanamente jamais muda suas decisões, mantenho-as pelos próprios fundamentos, sem, entretanto, desrespeitar seus argumentos e darei um exemplo logo abaixo.

Classe média 2
Até para alimentar o debate, vocês viram a procura incrível pelo novo VW Nivus? Típico carro de classe média pelo seu preço, especialmente a emergente classe que surgiu no governo Lula que tanto criticam! A razão lógica de tanta procura não tem mesmo nessa terrível crise econômica. A razão está no seu consciente: Ser quase cópia das BMW X5 e X6 esses sim carro de milionário. Assim diferem-se dos pobres claro que essa é sua grande preocupação e parecem-se como donos de carros de ricos, não para esses e sim para os médios mesmos. Tanta coisa pra pensar e resolver esse pessoal fica pensando em carro novo prá desfilar no condomínio.

Em amor ao debate
Acho que para melhorar de nível da discussão, essa história de falar de “comunista” é do tempo do fogão a lenha. Comunismo acabou há muito tempo quando Gorbatchev assumiu a União Soviética e o mundo inteiro virou capitalista, inclusive Rússia com o eterno Putin e China com sua ditadura de Partido único que inclusive chamam de partido do povo chinês. Nada mais que isso. Portanto acho falta de argumento e preparo quando alguém fala de perigo comunista. Ah tem o Zé Carioca que disse a duas semanas atrás o Estado de São Paulo é o estado mais comunista do Brasil por fechar lojas na pandemia. Dá pra levar a sério um ser desse nível “intelectual”?

E o Xuxu ou Chuchu?
Vocês escolhem. Assim, “carinhosamente” tratado, nunca entendi porque um político sem carisma, sem graça e sem apelo popular como Geraldo Alckmin ter se mantido no poder tanto tempo. Em parte se explica pois foi indiciado por corrupção e lavagem de dinheiro pela PF que supostamente alimentava os gastos com eleições… Assim como José Serra… Quanto mediocridade. Se a PF tiver o mesmo apetite que teve com Lula muita coisa sairá do bico do xuxu ou chuchu.

Polícia violenta
Leitores também me cobraram uma manifestação. Com razão pois não comentei. Na realidade existem duas polícias. A da capital a do interior. Aqui, como em outras cidades pequenas, os policiais são integrados na comunidade, conhecidos, interagem com o cidadão e suas famílias participam da sociedade. Já as tropas de São Paulo são pressionadas, impessoais, violentos e arbitrários. Lógico pelo próprio cenário em que vivem e o discurso terrível do governador. De qualquer maneira cumpre ao Estado adestrá-los e orientá-los e nada justifica o que fazem. Salário melhor também ajuda. Mas no fim todas as mazelas não dão em nada e a periferia continuará agredida, quando não morta.

O monopólio no futebol acabou
Quando era criança escolhia qual canal assistir futebol. Tinha a Tupi, Record, Bandeirantes, Globo, Gazeta. Há muito não temos essa opção. Temos que suportar o insuportável e arrogante Galvão Bueno. Parece que vai acabar o monopólio. Enfim uma boa surpresa: essa semana o SBT transmitiu o final do carioca e a Globo passou Jornal nacional na mesma hora. Levou um banho de audiência. Muito bom!

Mudei o nome da coluna
Acho mais adequado ao tipo de escrita que faço aqui. Era o nome de meu programa semanal na Rádio Esperança FM de Novo Horizonte, mantida pela Fundação Esperança, a qual faço parte. Durou muito tempo inclusive levando-se em conta que nas pequenas cidades o conservadorismo e lentidão intelectual atropela ideias divergentes. Espero também, por aqui manter a coluna.

De novo Boff
Essa semana fiquei impressionado com a reflexão do ex frei.: Disse que o corona é um contra ataque da Terra – natureza – contra as seculares agressões dos seres humanos ao ambiente, e a seu próprio ambiente. O aquecimento global, tsunamis, tempestades, ciclones – tivemos um no Brasil semana passada, inúmeros vírus HIN, Sars, Chikungunya, Zica. Enfim a paciência da natureza chegou ao limite. Podem assistir em podcast geração P, do portal Uol que foi à rede dia 13 desse mês. Imperdível.

Bom dia sempre

Colunista:

Dr. Renato Magri