Guerrinha mandrake
Enfim acabou a guerrinha Israel-Irã. Mesmo com a intervenção do imbecil do Trump. Em realidade, todos saíram perdendo, pois a arrogância de Israel apoiado pelo Estados Unidos foi surpreendida pela capacidade de defesa dos iranianos, os americanos com seus poderosos bombardeiros com bombas anti-bunkers não conseguiram matar nenhum Aitolah ignorante. Só quem ganhou foi a indústria de armas em que os judeus mandam. A título de curiosidade, gasta-se por segundo em produção de armas nucleares R$15,5 mil reais, que, aliás, jamais serão usadas, pois aí será o fim da humanidade. Quem saiu bem também foi a China, que continua vendendo suas falsificações no mundo inteiro. E a Rússia aprendeu direitinho, pois depois de 3 anos não consegue derrotar a Ucrania. Mas logo, logo, arrumam outra guerrinha. Tenho o palpite que inventarão alguma coisa para atacar a Coréia do Norte, governada pelo leitão criminoso chamado Kim Jong -um.
Que sorte, hein
E competência também. Nossa praticamente vizinha Gavião Peixoto mereceu destaques na grande imprensa brasileira, pois desde que a Embraer ali se instalou tornou- se segundo o Índice de Progresso Social – IPS – a cidade com melhor qualidade de vida do Brasil. Isso pelo segundo ano consecutivo. De uma pequena cidade, quase povoado, entre Nova Europa e Araraquara. Apresenta um programa de saúde de excelência, educação de qualidade, amplo mercado de trabalho. Esses fatores têm atraído gente de todo canto do país atrás de oportunidades. O Prefeito que trouxe a Embraer pra lá – José Luiz Ribeiro – merece uma estátua na praça principal da cidade. Enquanto isso, nossa região patina em termos de desenvolvimento, sempre na ilusão de que a cana resolve todos os nossos problemas.
Curioso
Duas boas cidades nordestinas, uma na Bahia – Juazeiro – e outra em Pernambuco – Petrolina -, são separadas apenas por uma ponte sobre o Rio São Francisco. A curiosidade está em que até pouco tempo atrás Juazeiro era maior que Petrolina, que hoje tem 390.000. Hoje é o contrário, Juazeiro tem 237.000 habitantes. Mas por que digo isso? Porque o elemento competência é primordial na administração de uma cidade. E também representatividade política. Ao longo do tempo os políticos pernambucanos se deram melhor na sua margem do Rio, enquanto o lado baiano estagnou pela inércia de seus representantes. Aqui no oeste paulista temos um caso parecido, pois me lembro bem quando abri meu escritório em Novo Horizonte, Bauru maior do que Rio Preto. Hoje São José tem quase 100 mil habitantes a mais que Bauru. Esta parou no tempo, perdeu suas estradas de ferro, escolas autarquias deixando-se dominar por um grupo político fraco e interesseiro apenas em seus projetos empresariais.
Virou moda
A construção de aeroportos particulares pelo Brasil afora. Tem um tal de Catarina em Sorocaba, onde fica baseado o avião do glorioso Palmeiras, outro acabando de ser construído em Cuiabá. E mais um que será construído em Olímpia para servir o fluxo de turistas. Aí que fico pensando que crise passamos, pois essas pistas moderníssimas só servem para grandes corporações e ao agronegócio. A lição é velha, mas atual – a pobreza cada vez maior, como também maior a concentração de renda na mão dos mais ricos. Ah, São Paulo cidade tem o segundo maior número de helicópteros do mundo, bem como de voos, heliportos e helipontos.
Bola nas costas
Levou o governo Lula do Congresso Nacional, que anulou o aumento do IOF. Sei não, as coisas estão ficando cada vez mais perigosas no cenário político.
Bola nas costas 2
Mais uma vez levou o povo brasileiro que viu o Congresso Nacional aumentar o número de parlamentares em mais 18. Fora construções e adaptações na planta do Congresso, somente com pessoal os cofres públicos arcarão com mais 95 milhões de reais por ano. Ah, por aqui o Poder Judiciário paulista abrirá concurso para admissão de 720 novos cargos em nível médio e superior. Imaginem a despesa. Isso porque hoje tudo está automatizado, online e trabalho em home office. Não consigo entender!!!
Judiação
Cada um se diverte como quer e pode. Mas alguns esportes são perigosos. Só nessa semana, 8 pessoas morreram em um acidente de balão lá em Santa Catarina. E uma mochileira brasileira caiu dentro da cratera de um vulcão na Indonésia, morrendo à míngua sem qualquer tipo de socorro. Muito tristes esses episódios. Agora, de paraquedas quase todo mês morre um. Fazer o que né, questão de gosto!!!!
Festas de São João
Impressionante o público presente nesses eventos pelo Nordeste. Milhares de pessoas de toda a região aportam nessas comemorações com uma alegria contagiante. Fora o giro financeiro que se observa, onde cidades passam o ano com o arrecadado na festança. Por que será que por aqui não temos uma grande festa ou comemoração para trazer benefícios para as cidades?
Raul
Seixas não morreu miserável. Mas longe de ser rico. Esse debate nunca acaba. Como era extrovertido, contestador, rebelde, nunca deu atenção para essas coisas materiais. Mas morreu com dignidade. Suas herdeiras recebem direitos autorais e só. Esteja onde estiver, deve rir desse assunto.
“Prefiro ser louco em um mundo onde os normais constroem bombas.”
Bom dia sempre.
Por: Dr. Renato Magri