Cidade

PONTO FORA DA CURVA

Essa “gente” pensa?

Absurda a declaração do governador de Santa Catarina, Jorginho Melo, propondo a separação dos Estados do Sul do restante da federação. Falo isso por várias razões. A primeira que nosso país é uma federação indissolúvel e não pode ser rompida, pois é uma cláusula pétrea. A segunda porque apresenta odor de discriminação, preconceito e intolerância, aliás elementos muito comuns nessa região. A terceira porque parece pensamento de retardado, posto que esses 3 estados não são mais importantes que os demais da federação. A quarta recebem do governo federal verbas vultuosas a título de ajuda. A quinta São Paulo contribui sozinho para o Pib brasileiro com quase 40 por cento e 3 magníficos estados juntos nem metade disso!

Essa gente pensa? 2

Tem um movimento no sul chamado “O Sul é o meu país”, que propõe a separação dessa região do Brasil. Essa ideia não é nova. Gente lunática, terraplanista, violenta, ignorantes e bestificada. Dou como exemplo já antigo a Revolução Farroupilha e a Guerra do Contestado. É isso que preocupa. Não pela separação em si, e sim pelo conteúdo extremista, fascista, preconceituoso e discriminatório. Essa gente, não todos, claro, se acham melhores, mais competentes e, pasmem, mais bonitos que os demais brasileiros, pois são mais “claros”. É esse o perigo da extrema direita fascista que tanto falo aqui. A ele, fora minha indignação com essa história, deixo como paulista consciente, não nos fariam nenhuma falta, pois fosse nosso estado um país estaria entre os mais desenvolvidos do mundo. Por isso perguntei se essa gente pensa!

Por falta de

Espaço deixei de comentar acerca da barbaridade que fizeram com a Ministra Marina Silva em uma audiência no Senado da República. Ato repugnante. Misógino, machista e inescrupuloso. Nem vou adentrar o porquê das ofensas – exploração de petróleo no Rio Amazonas -, mas porque não fizeram com o hoje Ministro Flávio Dino tamanha covardia. Primeiro porque era homem, superpreparado, que deu verdadeiras aulas aos ofensores que afinal descontaram na honra dessa mulher. Reafirmo que não tenho simpatia por essa senhora, pois não resolve nada, mas respeito é bom e ela merecia recebê-lo.

Espiritismo

Não professo essa fé, mas defendo seu exercício até o fim a quem queira. E não é que o último Censo descobriu uma única cidade no Brasil que tem população majoritariamente voltada ao espiritismo. Trata-se da cidade de Palmelo, em Goiás. Mais de 42 por cento da população da cidade se declara adepta dessa fé. A cidade foi fundada em torno de um centro espírita, ao contrário das outras cidades que nasciam em torno de paróquias católicas. O chato é que crentes e católicos que por lá são minoria agitam o quando podem para tentar macular o espiritismo. Quem são eles ou homens na sua finita mediocridade para macularem a fé alheia? Ora, vão rezar ou louvar para ver se seus ídolos religiosos mudam alguma coisa.

Guerra à vista

O mundo começou ali e acho que por ali vai acabar. Jamais – disse jamais – árabes, judeus e persas se darão. Agora, se sua guerrinha ficasse em seu quintal, tudo bem. Mas tem um troglodita chamado Trump que quer acender o pavio da guerra nuclear. Acho o Irã um estado medieval, atrasado, governado por fanáticos religiosos. Mas tem mais de 50 milhões de habitantes e capacidade para soltar uma bomba dessas de destruir a região. Mas também tem o primeiro ministro de Israel que tão porcaria quanto aos aitolás. Então, gente da pior espécie. A esperança está daqui a 3 anos quando Trump deixará o poder e livrará o mundo de seu pesadelo.

Tem que mudar urgente

Essa questão de aposentadoria compulsória de Juízes que fizeram mal feitos. A pena máxima, se é que assim pode ser chamada, aplicada a um Juiz como, por exemplo, por venda de sentença, é essa. Só que, pasmem, o “apenado” somente deixa de ser magistrado, recebendo inclusive salário e até penduricalhos. Parece até o ex-presidente Collor que foi condenado há 8 anos de prisão em regime fechado, mas cumpre “pena” em uma cobertura duplex em frente ao mar na praia mais bonita de Maceió. A pena antes de tudo tem caráter pedagógico, preventivo, que visa amoldar o cidadão para o bem. Mas a lei é a lei e ninguém tem interesse em mudá-la. Digo sempre e digo agora para os bolsonaristas que, embora todas as lambanças do ex-capitão estão provadas, será condenado, mas não vai ficar 1 minuto preso. Vai alegar que tem saúde frágil e pedir para cumprir a pena em uma de suas inúmeras residências ao lado da impoluta missionária Michelle.

Ao menos a OAB

Tem feito alguma coisa. Um Juiz cassado dia desses – o Bretas lá do Rio de Janeiro que imitava o Moro –  já manifestou interesse em advogar. Entretanto hoje a entidade tem um banco de dados que proíbe interessados em pegar a Carteira da Ordem se tenha praticado algo contra advogados ou a advocacia. Reparem que quase todos os juízes e procuradores envolvidos na tal Lava Jato ainda que depois de anos estão tendo todas suas sentenças anuladas pela Justiça. Antes tarde do que nunca!

Confirmado

A festa do Rodeio daqui previsto entre 18 e 20 de setembro próximos. Várias atrações, tropas das melhores e entretenimento garantido para quem for. Então vamos prestigiar e comecem a calçar as botas desde já.

La Bambina vá

Quando minha Ana Lis nasceu e a peguei em meus braços prometi em seu ouvidinho que dedicaria minha vida à sua existência. Ao Vinícius fiz a mesma promessa. Mas filhos crescem, amadurecem e tornam-se senhoras e senhores de seu destino. Ela assim quis e hoje a entrego ao João Matheus em seu casamento. Cumpri metade da minha promessa ou acho que assim fiz. A outra metade é pelo Vi. Seja feliz filha amada nos braços de seu querido João. Mas lembre-se: estarei a seu lado sempre!!!

Bom dia!

Por: Dr. Renato Magri