Cidade

Jovem de Itápolis é pilota de maior aeronave de passageiros do mundo

Flávia Lucilio atua na aviação nos Emirados Árabes desde 2016, e comanda o A380, com capacidade para quase 500 passageiros.

“Uma experiência única.” É assim que a piloto Flávia Lucilio define a realização profissional de ser a comandante de voos com a aeronave Airbus A380, considerado o maior avião comercial do mundo.

Nascida no interior de São Paulo, na nossa vizinha cidade de Itápolis, a piloto é uma das profissionais brasileiras que atua nos Emirados Árabes, onde trabalha desde 2016.

“Voar o A380 era um sonho. É uma aeronave incrível, não apenas pelo tamanho, mas pelos novos conceitos de conforto e eficiência que ela trouxe ao transporte aéreo. Voar A380 é uma experiência única, tanto para o piloto quanto para o passageiro”, afirma.

Flavia destacou ainda que a oportunidade de pilotar a aeronave que pode transportar quase 500 passageiros é também um reconhecimento do seu trabalho como piloto.

“Meus anos de experiência como piloto no Oriente Médio desde 2016 me deram uma base bastante sólida de operação em diversos países e continentes com regulamentos aéreos, climas e procedimentos muito singulares. Essa experiência foi fundamental para que eu atingisse ao máximo meu potencial como piloto”, completa.

Início no interior de SP

O caminho na aviação começou a ser trilhado por Flavia ainda na infância na cidade natal, Itápolis, que tem forte relação com o setor por possuir escolas de aviação e um aeroclube. Foi na cidade que Flavia iniciou a sua formação e teve a primeira oportunidade como instrutora de voos.

A paixão pelos voos também foi uma herança de família, como a piloto contou em outra entrevista ao g1, em 2019.

“Eu tive muita influência do meu pai, porque ele tem carteira de piloto privado também, ele nunca trabalhou como piloto, mas ele levava eu e meu irmão todo fim de semana no aeroclube, para ver os aviões, para voar e o aeroclube sempre foi uma referência de lugar de lazer para nós”, lembra.

Além da formação na escola de aviação de Itápolis, Flavia também fez curso de ciências aeronáuticas em uma faculdade de Bauru e acumulou horas de voo como instrutora para alcançar seu objetivo que era trabalhar com a aviação comercial.

Depois de um tempo trabalhando na aviação brasileira, a piloto teve a oportunidade de realizar o sonho de trabalhar no Emirados Árabes, que sempre foi seu objetivo profissional. Após uma experiência na China, ela recebeu o convite para atuar no país do Oriente Médio.

Em uma área ainda predominantemente masculina, Flávia acredita que as mulheres estão cada vez mais conquistando espaço e se sente grata de poder representar isso com o seu trabalho.